Henrique Vieira Filho
Henrique Vieira Filho

Henrique Vieira Filho é artista plástico, agente cultural (SNIIC: AG-207516), produtor cultural no Ponto de Cultura “ReArte” (Certificado Ministério da Cultura), Museólogo no Museu Rearte (reconhecido pelo IBRAM/Ministério da Cultura), gestor Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som/SP), diretor de arte (MTE 0058368/SP), produtor audiovisual (ANCINE: 49361), escritor, jornalista (MTE 080467/SP), educador físico (CREF 040237-P/SP), psicanalista, sociólogo (MTE 0002467/SP), historiador, professor de artes visuais, pós-graduado em Psicanálise, em perícia técnica sobre artes e em Biblioteconomia.

Circulando

Mostra: TELA MODERNA - Cinema, Suspense e Imaginação - Fevereiro em Serra Negra

O que acontece quando o cinema brasileiro sai do comum? Em fevereiro, a mostra TELA MODERNA traz para a ReArte histórias que vão do fundo do mar ao suspense mais tenso da atualidade. Prepare-se para ver o cinema de um jeito que você nunca imaginou. Entrada franca! #TelaModerna #CinemaBrasileiro #SerraNegra #PontoMIS #ReArte #CulturaSP #Suspense #AnimacaoNacional #CinemaGratis #CulturaIndie

Compartilhe:
Mostra: TELA MODERNA - Cinema, Suspense e Imaginação - Fevereiro em Serra Negra
Programação de Fevereiro - Pontos MIS - Serra Negra / SP

ReArte e Pontos MIS apresentam a mostra “TELA MODERNA” em Serra Negra com cinema brasileiro premiado e gratuito
SERRA NEGRA, SP

Durante as quartas-feiras de fevereiro, o centro cultural ReArte, em parceria com o programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), realiza a mostra cinematográfica “TELA MODERNA: Cinema, Suspense e Imaginação”. Com uma curadoria que foge do óbvio, a programação traz produções brasileiras recentes, premiadas em festivais internacionais, com entrada totalmente gratuita ao público.

O objetivo da mostra é oferecer uma imersão em diferentes linguagens do audiovisual contemporâneo: do surrealismo das animações ao realismo cru dos documentários, passando pelo suspense social. Segundo a organização, a escolha dos títulos busca atrair tanto entusiastas do cinema quanto jovens interessados em cultura pop e novas narrativas.

Mostra: TELA MODERNA - Cinema, Suspense e Imaginação        

Ecossistema Cultural ReArte (Ponto de Cultura, Museu, Biblioteca e Residência Artística) convida você para a mostra TELA MODERNA: Cinema, Suspense e Imaginação, no Pontos MIS - Serra Negra.


        As sessões são gratuitas e ocorrerão no Museu ReArte / Ponto MIS Serra Negra, localizado na Rua São Vicente de Paulo, 108 – Serra Negra/SP. - reserve seu ingresso (gratuito) pelo Whatsapp: (11) 98294-6468

DIA HORA FILME
11/02
4a feira
19h00 Filme: BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS (2024)Duração: 75 minUma animação surrealista e premiada com as vozes de Guilherme Briggs e Rodrigo Santoro. Uma viagem visual incrível pelas profundezas do oceano e da mente humana.
18/02
4a feira
19h00 Filme: PROPRIEDADE (2023) - Duração: 101 minTensão máxima neste suspense social que foi destaque nos principais festivais. Uma estilista se vê presa em seu carro blindado durante uma revolta, em um embate de sobrevivência de tirar o fôlego.
25/02
4a feira
19h00 Curtas: NAIÁ E A LUA +  - (2010 e 2015)  Duração: 28 min
A abertura da noite traz a beleza do folclore indígena e a delicadeza de uma conexão entre neto e avó japonesa. Cinema poético e sensível.
25/024a feira 19h30 Filme: LADO B: COMO FAZER UM LONGA SEM GRANA NO BRASIL (2007)Duração: 72 minO "making of" da vida real. Um documentário essencial para quem ama cultura e quer descobrir como a paixão pela arte supera a falta de orçamento no Brasil..

Ponto MIS é uma iniciativa do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) que leva programação audiovisual gratuita a cidades parceiras em todo o estado.

Em Serra Negra, as sessões acontecem no Ponto de Cultura ReArte - Residência Artística, fortalecendo o acesso à cultura e estimulando a formação de público para o cinema nacional.

11/02 (Quarta-feira) – 19h – ???? Bizarros Peixes das Fossas Abissais (2024) Animação / Surrealismo – Uma jornada psicodélica e bem-humorada que acompanha uma mulher com estranhos superpoderes, uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e um peixe que trabalha como dublê de corpo. Juntos, eles mergulham nas profundezas do oceano em busca de autoconhecimento, enfrentando situações absurdas que desafiam a lógica e a gravidade.Direção: MarãoProdução: Marão Desenhos Animados, com distribuição da Vitrine FilmesVozes principais: Guilherme Briggs, Rodrigo Santoro, Natália LageDuração: 75 min
Gênero: Animação / Aventura / Fantasia
18/02 (Quarta-feira) – 19h – ???? Propriedade (2023) Suspense / Thriller – Para se recuperar de um trauma passado, uma estilista se isola na fazenda de sua família. No entanto, a tranquilidade é interrompida por uma revolta dos trabalhadores locais. Para se proteger, ela se tranca em seu carro blindado. Separados por uma camada de vidro, dois mundos colidem em um embate tenso sobre posse, sobrevivência e privilégio. Um thriller social impactante e claustrofóbico.Direção: Daniel BandeiraProdução: Vilarejo Filmes, com distribuição da Vitrine FilmesElenco principal: Malu Galli, Zuleika Ferreira, Tavinho Teixeira, Samuel SantosDuração: 101 minGênero: Suspense / Thriller Social
25/02 (Quarta-feira) – 19h – ???? Sessão de Curtas: Naiá e a Lua (2010) + Bá (2015) Animação / Drama – Uma sessão dedicada à sensibilidade e às raízes culturais.Naiá e a Lua: Uma jovem indígena se apaixona pelo reflexo da lua e deseja tornar-se uma estrela, em uma narrativa visualmente deslumbrante sobre o folclore brasileiro.Bá: A vida do pequeno Bruno vira de cabeça para baixo quando ele é forçado a morar com sua avó japonesa ("Bá"). O filme explora o choque cultural e a construção do afeto através do silêncio e dos pequenos gestos.
Direção: Leandro Tadashi () / Leandro Tadashi (Naiá)
Produção: Elo Company / Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP)
Elenco/Vozes: Eduardo Parlagreco, Sayuri Irie (em )
Duração: aprox. 28 min (total da sessão)
Gênero: Animação / Drama / Regionalismo
25/02 (Quarta-feira) – 19h30 – ???? Lado B: Como fazer um longa sem grana no Brasil (2007) Documentário – Um olhar cru e inspirador sobre os bastidores da produção cinematográfica independente. O filme documenta a "guerrilha" de cineastas que, movidos pela paixão e criatividade, superam a escassez de recursos para colocar suas histórias na tela. É uma celebração do "fazer artístico" contra todas as probabilidades, revelando o suor por trás da magia do cinema.Direção: Cristiano RequiãoProdução: República Pureza FilmesParticipações: Guilherme Piva, Milhem Cortaz, Zé do Caixão, entre outrosDuração: 72 minGênero: Documentário / Cinema sobre Cinema
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE