Circulando

Rotatória do Café é o novo ponto turístico da Estância de Amparo

Local faz referência à história do café amparense e à fundação do município

Compartilhe:
Rotatória do Café é o novo ponto turístico da Estância de Amparo
Esculturas têm entre 8 e 12 metros de altura e representam imigrantes italianos trabalhando na lavoura de café | Prefeitura de Amparo

Inaugurada no fim do ano, a Rotatória do Café, em Amparo, tem como objetivo reforçar o turismo da Estância. O espaço está localizado na Avenida Dr. Carlos Burgos, próximo à Ponte Vecchio, inaugurada em 2024, também como parte do projeto de criação de um complexo turístico na região central da cidade, que abrigará ainda a nova Feira do Artesanato e a Trattoria Gastronômica – estes dois últimos equipamentos com entrega prevista para este ano.

Na ocasião, o prefeito de Amparo, Carlos Alberto Martins, ressaltou que o investimento no turismo vem impulsionando a economia da cidade, por meio da realização de eventos, da implantação de equipamentos para visitação pública e do estímulo a investimentos privados: “O compromisso é que Amparo deixe de ser passagem e sim destino. Essa rotatória também ressalta a história de Amparo, que tem na cafeicultura capítulos que mostram o desenvolvimento, a chegada dos povos que aqui ficaram e ajudaram a construir nossa cidade”, disse.

As estátuas têm entre 8 e 12 metros de altura e pesam cerca de duas toneladas. As imagens representam famílias de cafeicultores imigrantes italianos que se dirigiram à região para iniciar uma nova história, vindos da Europa.

“As esculturas se juntam a um conjunto de outros produtos e eventos que estão mudando a paisagem de Amparo, que está se tornando uma referência turística no Circuito das Águas Paulista”, completou o prefeito.

Além da Rotatória do Café, em 2025 Amparo inaugurou a primeira das rotatórias em homenagem à fundação do município. Localizado no entroncamento das avenidas Bernardino de Campos, Fioravante Gerbi e Sebastião Gonçalves da Cruz, o dispositivo traz a imagem de Nossa Senhora do Amparo. Ainda como parte do levantamento histórico do município, Amparo deve ganhar mais dois pontos turísticos: um em homenagem aos primeiros imigrantes e outro dedicado ao cavalo Mangalarga.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE