Junte-se à nossa lista de assinantes para receber as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais diretamente na sua caixa de entrada
Em 2025, a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, intensificou o trabalho direto com os municípios paulistas para fortalecer capacidades locais, apoiar políticas públicas de desenvolvimento e aproximar as prefeituras do ecossistema de investimentos. As ações envolveram a capacitação de gestores, o apoio à implantação da rede 5G, a articulação de fornecedores locais e projetos regionais que conectam produção, turismo e economia, com impactos distribuídos por todo o estado.
Diversos eixos garantiram maior acesso dos municípios às estruturas do Governo do Estado para responder às demandas dos gestores públicos. Competitividade municipal, capacitação de gestores, conectividade e inovação, por meio do Programa Tecnocidades e do Projeto 50 km – iniciativa que busca estimular o adensamento de fornecedores em um raio de até 50 quilômetros de grandes empresas –, entre outros projetos, foram realizados em parceria com as prefeituras paulistas.
No âmbito dos projetos intersecretariais, as Rotas Produtivas seguiram como instrumento de integração entre produção, turismo, cultura e gastronomia, contribuindo para a valorização de produtores locais e para o desenvolvimento regional. Em 2025, avançaram as Rotas do Café, do Queijo e da Cachaça, que incluem diversos atrativos e empreendimentos de municípios pertencentes à região do Circuito das Águas Paulista.
As Rotas do Café organizaram seis roteiros e os Destinos Cafeeiros Paulistas, com mapeamento em 42 municípios, reunindo propriedades, museus, centros de pesquisa e atrativos culturais ligados à cadeia cafeeira. Serra Negra, Amparo e Socorro contam com empreendimentos ligados a essa experiência, como o Café Nonno Marchi, premiado como o terceiro melhor café do Brasil na Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, em 2025, e o Café Lobo do Serrote, vice-campeão na categoria Café Fermentado no 24º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo, realizado no Instituto Agronômico (IAC), em Campinas.
Já as Rotas do Queijo avançaram na valorização da diversidade de estilos e técnicas dos queijos paulistas, com presença em diferentes regiões do estado, como Alta Paulista, Cuesta, Mantiqueira, Mogiana e Vale do Paraíba. O projeto foi apresentado oficialmente em outubro de 2025, durante a Mesa SP, um dos maiores eventos gastronômicos do país, com a participação de produtores. A Fazenda Atalaia, em Amparo, e as marcas Nata da Serra e Alvorada da Serra representam Serra Negra na rota, que também conta com Águas de Lindóia como outro município do Circuito das Águas Paulista.
Por sua vez, as Rotas da Cachaça reúnem 81 produtores em 65 municípios, organizados em oito rotas temáticas que fortalecem a cadeia produtiva, ampliam a visibilidade do setor e apoiam pequenos negócios. A Fazenda Benedetti, a Cachaça da Torre, a Fina Flor e a Fazenda Atalaia representam o município de Amparo. Brisa da Serra Destilaria, Cachaça Campanari, Piracaia, Chora Menina e a cachaçaria Choro da Cana são os empreendimentos de Monte Alegre do Sul. A rota inclui ainda o Alambique Família Silotto, em Serra Negra, e a Cachaçaria Nono Alpi, em Socorro, que preservam técnicas centenárias.
Para o presidente da InvestSP, Rui Gomes, a agência atua de forma articulada com o Governo do Estado, os municípios e o setor produtivo, conectando políticas públicas, investimentos e vocações locais: “Esse trabalho reforça nosso papel como parceiros estratégicos dos municípios, contribuindo para a construção de territórios mais competitivos, conectados e preparados para um desenvolvimento sustentável”, comentou.

