Ibraim Gustavo
Ibraim Gustavo

Jornalista, pós-graduado em Marketing, MBA em Comunicação e Mídia, e MBA em Empreendedorismo e Inovação. Empreendedor, é sócio-fundador da Freestory – A primeira plataforma do Brasil de autodescrição com storytelling, IA e IoT. Com formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). É também músico, escritor, roteirista e storyteller.

Região

São Paulo bate recorde histórico e recebe 2,8 milhões de turistas internacionais

Aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos são os responsáveis pelo maior fluxo de estrangeiros no país

Compartilhe:
São Paulo bate recorde histórico e recebe 2,8 milhões de turistas internacionais
Serra Negra e Circuito das Águas são alguns dos principais destinos paulistas | Gerson Cordeiro

O estado de São Paulo alcança, em 2025, um marco histórico no turismo internacional, com a estimativa de 2,8 milhões de turistas estrangeiros, o maior volume já registrado. O resultado consolida São Paulo como o principal destino e a maior porta de entrada do Brasil para visitantes internacionais, reforçando sua relevância estratégica no cenário nacional e global do turismo. As estimativas são do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

O avanço do fluxo turístico tem impacto direto na economia paulista. O PIB do turismo paulista alcançou aproximadamente R$ 341 bilhões em 2025, crescimento de +3,75% em relação a 2024, elevando a participação do setor para 9,75% do PIB total do estado. O resultado supera as expectativas iniciais e reflete, sobretudo, o melhor desempenho da chegada de turistas internacionais, o fortalecimento do turismo de proximidade e a robustez do mercado de trabalho no setor.

A liderança de São Paulo como principal porta de entrada do turismo internacional no Brasil é sustentada por sua infraestrutura logística e aérea. O estado abriga o maior hub aeroportuário do Hemisfério Sul e da América Latina, formado pelos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos, responsáveis pela maior parte das conexões internacionais do país. Em 2025, esse sistema movimentou cerca de 84 milhões de embarques e desembarques, enquanto o fluxo total nos aeroportos paulistas, incluindo os 11 aeroportos regionais, deve alcançar 86,2 milhões de passageiros.

O crescimento do turismo também foi observado na geração de emprego e renda. A projeção é de um saldo líquido de 39 mil novos postos de trabalho formais diretos no setor, elevando o estoque de empregos formais no turismo para 972.371, um crescimento de +4,2% em relação ao ano anterior.

Proximidade com o Circuito das Águas

O Terminal de Viracopos, em Campinas-SP, é responsável por trazer milhares de turistas estrangeiros para a Região Metropolitana de Campinas e para o Circuito das Águas Paulista, beneficiando o trade turístico local, e fortalecendo a economia de toda a região, gerando empregos e aumentando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos nos estabelecimentos dos municípios que integram as regiões.

Bruno Tardelli, diretor administrativo do Consórcio Intermunicipal do Circuito das Águas Paulista (CICAP), comenta que o aeroporto é um dos principais pilares que fortalecem o turismo na região: “Sem dúvida nenhuma, o Aeroporto de Viracopos amplia nossas possiblidades, fomentando o turismo internacional para as nove cidades que integram o Circuito das Águas Paulista. Estamos a apenas alguns minutos de distância de um dos maiores terminais do país, que conecta a região com o mundo inteiro. Neste sentido, precisamos valorizar mais e mais esse dispositivo que temos em nossa região”, disse.

“Viracopos tem o potencial de amplificar o fluxo de turistas nacionais e internacionais que se dirigem à região em busca de experiências diversificadas, que só podem ser encontradas por aqui. Cafés especiais, as fontes de água mineral reconhecida internacionalmente, balneários, Turismo Rural e Turismo de Aventura, além de arquitetura histórica e muita cultura para todos os visitantes”, completou Tardelli.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE