Junte-se à nossa lista de assinantes para receber as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais diretamente na sua caixa de entrada
Jornalista, pós-graduado em Marketing, MBA em Comunicação e Mídia, e MBA em Empreendedorismo e Inovação. Empreendedor, é sócio-fundador da Freestory – A primeira plataforma do Brasil de autodescrição com storytelling, IA e IoT. Com formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). É também músico, escritor, roteirista e storyteller.
A revelação dos nomes será feita pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Ampas), revelou na última quinta-feira (22) os indicados à 98ª edição do Oscar - a maior premiação do cinema mundial. Mais de 10 mil profissionais da indústria cinematográfica, entre atores, diretores, roteiristas e técnicos, participaram do processo, votando majoritariamente dentro de suas próprias áreas. A exceção é a categoria de Melhor Filme, que conta com o voto de todos os membros da academia.
O grande destaque da lista foi o filme Sinners, de Ryan Coogler, que quebrou o recorde histórico de indicações da Academia, com 16 nomeações, superando títulos clássicos como Titanic (1997) e La La Land (2016). Logo atrás vem One Battle After Another, dirigido por Paul Thomas Anderson, com 13 indicações, consolidando-se como um dos principais concorrentes ao prêmio de Melhor Filme. Outros filmes nomeados na categoria principal incluem Bugonia, F1, Frankenstein, Hamnet, Marty Supreme, Sentimental Value, Train Dreams e o longa-metragem brasileiro O Agente Secreto.
Depois de uma temporada internacional marcada por prêmios e forte repercussão, o cinema brasileiro chega ao anúncio em posição de destaque. O principal nome é O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, que foi indicado aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator (Wagner Moura) e a recém-introduzida premiação de Melhor Escalação de Elenco.
As indicações destacam a força crescente do cinema brasileiro no cenário internacional, após anos de reconhecimento em premiações como o Globo de Ouro e festivais como Cannes. Vale lembrar que o longa venceu recentemente o Globo de Ouro de Filme Internacional além do Globo de Ouro para o ator Wagner Moura, marcando história depois de Ainda Estou Aqui receber indicações de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz (Fernanda Torres), faturando a estatueta de Melhor Filme Internacional. Wagner escreve seu nome na história da Sétima Arte ao ser o primeiro ator brasileiro a ser indicado ao Oscar.
Outro brasileiro que também figura entre os nomes para levar a estatueta dourada é o diretor de fotografia brasileiro Adolpho Veloso, vencedor da categoria Melhor Fotografia do Critics Choice Awards 2026, que está indicado ao Oscar por seu trabalho no filme Sonhos de Trem (Netflix).
A cerimônia de entrega do Oscar 2026 está marcada para o dia 15 de março, em Los Angeles, no Dolby Theatre.

