Junte-se à nossa lista de assinantes para receber as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais diretamente na sua caixa de entrada
Jornalista, pós-graduado em Marketing, MBA em Comunicação e Mídia, e MBA em Empreendedorismo e Inovação. Empreendedor, é sócio-fundador da Freestory – A primeira plataforma do Brasil de autodescrição com storytelling, IA e IoT. Com formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). É também músico, escritor, roteirista e storyteller.
O município de Serra Negra foi destaque mais uma vez na televisão. A EPTV, principal afiliada da Rede Globo, fez uma matéria completa sobre como aproveitar o turismo natural e o charme histórico local, citando cinco atrações que encantam os visitantes que vêm ao interior de São Paulo buscando paz, tranquilidade e momentos de lazer. A reportagem fez parte da série especial produzida pelo canal - em parceria com o portal G1 (portal de notícias da Globo) - sobre as Férias no Circuito das Águas Paulista. Serra Negra foi o último episódio da série.
A Fontana di Trevi, o Turismo Rural e as aventuras nas montanhas com o passeio de 4x4, a visita ao Alto da Serra com voo de parapente, a visita aos cafezais e a degustação de cafés especiais produzidos na zona rural do município e a gastronomia e a cultura locais constam na lista da EPTV e do G1.
Logo na abertura, a matéria de Júnia Vasconcelos declara que “a cidade de Serra Negra (SP) é um destino que combina natureza, gastronomia e cenários de tirar o fôlego”, e convida o público a aproveitar o destino turístico localizado na Serra da Mantiqueira e com fortes laços com a comunidade italiana: “a cidade é uma opção para que gosta de aliar aventura a caminhadas tranquilas pela cidade”.
A matéria da EPTV fala que “na região central da cidade, os visitantes encontram uma réplica da Fontana di Trevi, ícone de Roma. Serra Negra também é permeada por um charme histórico de obras centenárias como a Igreja Nossa Senhora do Rosário”. Além do passeio pelo centro, a reportagem passou também pela zona rural, visitando sítios e fazendas produtores de café, queijo e vinho: “Para quem gosta de emoção, uma opção é investir nos passeios de carro 4x4, o que inclui estradas de terra, subidas intensas e poças de lama. É possível escolher rotas personalizadas que passam por vinícolas, queijarias e mirantes, tornando cada trajeto único e cheio de paisagens rurais”.
A 1310 metros acima do nível do mar, Júnia Vasconcelos também teve a experiência de fazer o voo de parapente, sendo presenteada com a incrível vista panorâmica de Serra Negra e outras cidades da região. Ainda sobre o Alto da Serra, a jornalista destaca que a atração é indicada para quem quer ver o pôr do sol e tirar boas fotos.
Em visita ao Sítio São Geraldo, que produz o Café Especial Nonno Marchi (3º lugar na categoria Via Seca no Concurso Florada Premiada 2025), a reportagem conheceu a cultura cafeeira local: “Serra Negra é reduto de fazendas de café. Na cidade, é possível participar de tours guiados que mostram todo o processo, da colheita à torra, incluindo degustações que explicam como a moagem e o tempo de extração influenciam o sabor”.
Para finalizar o passeio, a matéria da EPTV/G1 aponta a gastronomia serrana como um dos pontos altos para quem visita Serra Negra: “Além do café, a cidade oferece queijarias, vinícolas, alambiques e opções variadas de comida na região central. Há restaurantes com culinária típica da Itália”.
Durante quatro semanas, entre janeiro e fevereiro, a EPTV exibe o "EPTV nas Férias", uma série de reportagens especiais que percorre quatro rotas turísticas, destacando a rota do vulcão, no Sul de Minas; a rota das cachoeiras, em São Carlos; a rota do café, em Ribeirão Preto; e a rota do circuito das águas, em Campinas.
Para quem deseja assistir à reportagem completa, basta acessar a plataforma de vídeos da EPTV no portal Globoplay, clicando aqui:

