Ibraim Gustavo
Ibraim Gustavo

Jornalista, pós-graduado em Marketing, MBA em Comunicação e Mídia, e MBA em Empreendedorismo e Inovação. Empreendedor, é sócio-fundador da Freestory – A primeira plataforma do Brasil de autodescrição com storytelling, IA e IoT. Com formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). É também músico, escritor, roteirista e storyteller.

Região

Prefeito de Holambra é eleito presidente do Conselho do Fundo de Municípios Turísticos Paulistas

Conselho atua com foco na avaliação técnica de projetos e no fortalecimento do turismo no estado

Compartilhe:
Prefeito de Holambra é eleito presidente do Conselho do Fundo de Municípios Turísticos Paulistas
Ao lado de autoridades regionais e do secretário de Turismo do estado, Capato assume o Conselho de Orientação e Controle do DADETUR para o biênio 2026/2027 | Divulgação

O prefeito de Holambra, Fernando Capato, foi eleito presidente do Conselho de Orientação e Controle (COC), órgão vinculado ao Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos Paulistas (DADETUR), para o biênio 2026/2027. A eleição e a posse aconteceram nesta semana, em São Paulo, capital, com a presença do secretário de Estado do Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, de representantes de diversos municípios do estado.

O COC tem papel estratégico na política de turismo paulista, e é responsável por avaliar os projetos apresentados ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), que financia ações voltadas à infraestrutura, qualificação e fortalecimento do turismo em cidades reconhecidas como Estâncias ou Municípios de Interesse Turístico (MITs). Entre as principais atribuições do presidente estão, justamente, a avaliação e o acompanhamento dos projetos enviados pelos municípios, a verificação da relevância turística de cada proposta e a análise do alinhamento das iniciativas às políticas públicas estaduais voltadas ao setor.

Ao assumir a presidência, Fernando Capato destacou a importância da função e o reconhecimento que a escolha representa para Holambra: “É uma grande honra ter sido escolhido para essa missão, que será exercida com responsabilidade e compromisso. Nosso papel é garantir que os projetos realmente tragam benefícios ao turismo local e regional, com base em critérios técnicos e estratégicos”, afirmou.

O prefeito também ressaltou o impacto do turismo no desenvolvimento econômico e social: “Essa missão representa também o reconhecimento de Holambra no cenário do turismo paulista. O setor é fundamental para geração de renda, oportunidades e fortalecimento regional. Vamos trabalhar para que os recursos do DADETUR cheguem com ainda mais eficiência aos municípios”, completou.

Segundo Rafael Vezzan, prefeito de Monte Alegre do Sul que também participou do evento representando os municípios do Circuito das Águas Paulista, a eleição de Capato fortalece a região: "Sem sombra de dúvidas a eleição de um prefeito do Circuito das Águas trará benefícios a todos os municípios de nossa região, especialmente porque ele poderá representar in loco os interesses de nossas cidades e da população que vive aqui no Circuito, fomentando ainda mais o turismo e o desenvolvimento econômico", disse.

A eleição de Capato reforça a presença de Holambra em espaços estratégicos de decisão, e amplia a contribuição do município e da região do Circuito das Águas para o fortalecimento do turismo em todo o estado de São Paulo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE