Ibraim Gustavo
Ibraim Gustavo

Jornalista, pós-graduado em Marketing, MBA em Comunicação e Mídia, e MBA em Empreendedorismo e Inovação. Empreendedor, é sócio-fundador da Freestory – A primeira plataforma do Brasil de autodescrição com storytelling, IA e IoT. Com formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). É também músico, escritor, roteirista e storyteller.

Região

Rotas do Queijo valorizam produção artesanal e fortalecem turismo rural no Circuito das Águas Paulista

Nata da Serra, Alvorada da Serra e Atalaia se destacam na Rota Nascentes, Águas e Serras Paulistas

Compartilhe:
Rotas do Queijo valorizam produção artesanal e fortalecem turismo rural no Circuito das Águas Paulista
Leite orgânico utilizado na produção dos queijos da Nata da Serra conferem mais sabor, saúde e sustentabilidade para a mesa dos brasileiros | Nata da Serra

Depois do sucesso da Rota do Café, o governo do estado lança, agora, as Rotas do Queijo de São Paulo. A produção artesanal de queijos, tradição em muitas fazendas do Circuito das Águas Paulista, ganha novo destaque com o lançamento oficial das Rotas do Queijo de São Paulo, iniciativa que reúne mais de 100 queijarias de 57 municípios. O projeto, apresentado nesta quinta-feira (30) durante o evento Mesa SP, visa fortalecer o setor, impulsionar o turismo gastronômico e ampliar a geração de renda em regiões com forte vocação rural, como Serra Negra, Amparo e municípios vizinhos.

A ação é coordenada pela Casa Civil, com apoio das Secretarias de Turismo e Viagens (Setur-SP), Agricultura e Abastecimento, Cultura e Economia Criativa e Desenvolvimento Econômico, além da InvestSP. Ao todo, foram mapeadas 102 queijarias e 18 experiências turísticas ligadas à produção e degustação de queijos.

Rota Nascentes, Águas e Serras Paulistas

Entre as propriedades que integram a Rota Nascentes, Águas e Serras Paulistas, destacam-se produtores tradicionais da região do Circuito das Águas Paulista, como a Fazenda Atalaia, de Amparo-SP, reconhecida nacional e internacionalmente por seus queijos premiados, presentes em restaurantes de alta gastronomia de grandes cidades. Também fazem parte da rota nomes como Fazenda 3 Sinos, Queijaria Benê, Leiteria Santa Paula e Capril do Bosque, que preservam o modo artesanal de produção aliado à inovação e à sustentabilidade.

A Fazenda Sula - Nata da Serra também é destaque, especialmente pela produção única de queijos produzidos a partir de leite orgânico, no Bairro da Serra, em Serra Negra. “Itálico”, “Serra Negra” e “Serrinha” são os destaques da queijaria, que incrementa a lista de produtos alimentícios orgânicos com manteiga, requeijão e outros derivados.

Também de Serra Negra, a queijaria Alvorada da Serra é outro empreendimento local que se destaca pela produção de queijos artesanais, como o Morbier, que possui uma fina linha de carvão vegetal em seu interior, conferindo ao queijo aspecto inovador e muito sabor.

Valorização do queijo paulista

Segundo a Secretaria de Estado do Turismo e Viagens (Setur-SP), o projeto tem como objetivo “valorizar o queijo paulista e posicionar o estado no mapa gastronômico nacional e internacional, incentivando o turismo rural e a visitação em propriedades abertas ao público”. Em 2023, a Secretaria já havia lançado o Guia Virtual do Queijo Artesanal Paulista, reunindo 37 queijarias abertas à visitação - algumas delas agora integradas às novas rotas.

Além das Rotas do Queijo, o estado de São Paulo também possui iniciativas semelhantes dedicadas a cafés especiais e vinhos artesanais, ampliando o conceito de rotas temáticas que unem cultura, gastronomia e turismo de experiência.

E assim como ocorreu com as fazendas de café especial de Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Amparo e Socorro, com a consolidação do projeto voltado à produção de queijo artesanal, produtores do Circuito das Águas esperam maior visibilidade para seus produtos e um aumento no fluxo de visitantes interessados em conhecer de perto a história, o sabor e a tradição do queijo artesanal paulista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE