Junte-se à nossa lista de assinantes para receber as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais diretamente na sua caixa de entrada
A InvestSP, agência de promoção de investimentos do Governo de São Paulo, está com inscrições abertas até o dia 30 de janeiro para a primeira edição do Programa de Promoção Internacional do Café Paulista. A iniciativa inédita tem como objetivo ampliar a presença do café produzido no estado de São Paulo no mercado internacional e fortalecer a competitividade do setor cafeeiro paulista.
De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, o programa foi estruturado para posicionar o café paulista como referência global em qualidade, sustentabilidade e valor agregado, contemplando tanto o café verde tipo arábica quanto os cafés especiais, com pontuação superior a 85 pontos na metodologia da Specialty Coffee Association (SCA). “Por meio de ações coordenadas de promoção comercial, a iniciativa busca apoiar produtores, cooperativas, tradings e empresas do setor na ampliação de mercados, geração de negócios e consolidação de parcerias internacionais”.
Com duração de 12 meses, o programa será desenvolvido em três etapas principais: seleção, integração e promoção comercial. Podem se inscrever empresas, cooperativas, produtores e tradings do setor cafeeiro com sede no estado de São Paulo e interesse em ampliar ou consolidar sua atuação no mercado externo.
Nesta primeira edição, o programa terá foco em mercados estratégicos com alto potencial de crescimento para o café paulista, como China, Europa e Oriente Médio - regiões que apresentam demanda crescente por cafés de qualidade, com diferenciais sensoriais e atributos de sustentabilidade.
“Vale lembrar que São Paulo ocupa posição de destaque na cadeia produtiva do café, concentrando parte significativa da indústria nacional de torrefação e figurando entre os principais estados exportadores do produto”, afirma a InvestSP.
Os cafés do Circuito das Águas Paulista, por exemplo, receberam diversos prêmios nos últimos anos, atestando a qualidade dos produtos oferecidos ao mercado nacional e o potencial de expansão para outros mercados internacionais. Em Serra Negra, Amparo, Monte Alegre do Sul e Socorro, por exemplo, há cafés especiais com avaliação acima de 85 pontos na SCA, o que garante a excelência dos grãos produzidos na região.
As inscrições para a primeira edição do Programa de Promoção Internacional do Café Paulista devem ser realizadas exclusivamente pelo site da InvestSP, clicando aqui.

