Junte-se à nossa lista de assinantes para receber as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais diretamente na sua caixa de entrada
Jornalista, pós-graduado em Marketing, MBA em Comunicação e Mídia, e MBA em Empreendedorismo e Inovação. Empreendedor, é sócio-fundador da Freestory – A primeira plataforma do Brasil de autodescrição com storytelling, IA e IoT. Com formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). É também músico, escritor, roteirista e storyteller.
"Cafezão!. Ela vem da cidade de Serra Negra-SP, do Sítio São Geraldo. Rosana Marchi, vem para cá! O terceiro melhor café do Brasil!". Foi assim que a apresentadora do Concurso Florada Premiada 2025, da Semana Internacional do Café (SIC) 2025, anunciou que o Café Nonno Marchi ficou em terceiro lugar entre os melhores do país.
A premiação ocorreu na manhã desta sexta-feira (7) no maior encontro de cafés do Brasil, realizado em Belo Horizonte-MG ao longo desta semana, ampliando, assim, as conquistas dos produtores serranos, passando do nível regional para o nacional.
Conhecido por seu intenso sabor e aroma marcante, os grãos do sítio localizado na Rota Turística do Café, no Bairro da Serra, vêm ganhando destaque nos últimos anos, especialmente em 2025, quando levou quatro prêmios no 18º Concurso de Café do Circuito das Águas Paulista, realizado em outubro, nas categorias: Natural (1º); Fermentado (1º e 2º); e Microlote (1º).
Aos observar atentamente o brasão do município de Serra Negra, é possível ver ramos de cafés ladeando o escudo prateado. A figura simboliza a importância que os grãos historicamente têm na formação agrícola e cultural serrana, bem como em toda a região.
O reconhecimento de marcas locais fortalece o cenário cafeeiro em Serra Negra, e leva o nome da cidade para todo o país, dando força também ao Turismo Rural que vem se desenvolvendo com profissionalismo no município. Mais que isso, a premiação do Sítio São Geraldo é benéfica também para todo o Circuito das Águas Paulista, já que consolida a região como uma das grandes produtoras de café do país, e contribui fortemente para trazer ao Circuito o registro de Idenficação Geográfica (IG) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O selo oficializa a origem e reconhece as características únicas do produto, ligadas ao território, ao clima e às práticas de cultivo.
Como reconhecimento do trabalho promovido por Rosana e Roberto Marchi à frente do sítio São Geraldo, produtores do Circuito das Águas, baristas e outros profisisonais do café da região e de todo o país se manifestaram sobre a conquista: "Salvo engano, essa é a maior pontuação de um café da nossa região. Parabéns à Rosana e ao Roberto Marchi!", afirmou o barista socorrense Danilo Fávero, que foi seguido pelo seu colega de Amparo, Diego Silva: "Rosana Marchi, de Serra Negra e do Circuito das Águas Paulista, está entre as 3 melhores produtoras de café do Brasil no concurso Florada Premiada das 3 corações. É um motivo de muito orgulho para todos nós".
Fernanda Marqueria, gestora do Centro de Preparação de Café do Museu do Café, de Santos-SP, comentou sobre sua felicidade: "Estive na cidade há algumas semanas e conheci pessoalmente a Rosana. Fiquei muito feliz e emocionada por presenciar essa premiação in loco e ver o reconhecimento do trabalho dela".
O concurso teve transmissão ao vivo pelo canal do Café 3 Corações no Youtube, e o vídeo da premiação está disponível para assistir aqui.
E se você deseja provar uma xícara da bebida mais premiada da região, aproveite para visitar o estande do Nonno Marchi no Festival do Café Especial do Circuito das Águas, que acontece neste fim de semana, entre sexta-feira (7) e domingo (9), no Oscar Plaza Shopping. O evento é gratuito e reúne produtores, oficinas e experiências sensoriais dedicadas ao café regional, e os visitantes poderão degustar a bebida, comprar café em grãos e moído, além de provar outras receitas preparadas com o café. A entrada é franca.


