Ibraim Gustavo
Ibraim Gustavo

Jornalista, pós-graduado em Marketing, MBA em Comunicação e Mídia, e MBA em Empreendedorismo e Inovação. Empreendedor, é sócio-fundador da Freestory – A primeira plataforma do Brasil de autodescrição com storytelling, IA e IoT. Com formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). É também músico, escritor, roteirista e storyteller.

Serra Negra

Café Nonno Marchi domina premiação do 18º do Concurso de Qualidade do Café do Circuito das Águas Paulista

Café especial produzido no bairro da Serra recebeu 4 troféus na edição de 2025 da premiação

Compartilhe:
Café Nonno Marchi domina premiação do 18º do Concurso de Qualidade do Café do Circuito das Águas Paulista
Cafeicultores de Serra Negra recebem premiação em concurso regional | Gerson Cordeiro
PUBLICIDADE

A 18ª edição do Concurso de Qualidade do Café do Circuito das Águas Paulista aconteceu na última sexta-feira, dia 10 de outubro de 2025, no Serra Negra Esporte Clube (SNEC), e contou com a participação de dezenas de produtores, torrefadores, baristas, empreendedores, mídia especializada e outros profissionais ligados ao café, além de autoridades políticas e membros da comunidade.

Durante a cerimônia de premiação foi proferida a palestra “Atualização no protocolo sensorial para os cafés especiais”, ministrada por Joaquim Inácio Sertório Neto - presidente da mesa de classificação, pós-graduado em Cafeicultura, Coffee Hunters, Qr-Grade e R-Grader, certificado internacionalmente para classificação e degustação de cafés especiais.

Todos os inscritos no Concurso receberam o Laudo de Classificação de suas amostras. Os três primeiros colocados de cada categoria receberam certificado, e os vencedores, um troféu assinado pelo artesão e artista serrano Marcos Roberto Giorio Canivezi. A obra foi feita com tronco de café em sua base e madeira garapeira trabalhada no formato de um grão de café. Com simbolismo intrínseco - o tronco e o grão do café, gravam o nome de quem o cultiva.

Serra Negra domina a premiação

Os produtores de café especial do Sítio São Geraldo, detentores da marca Café Nonno Marchi, foram os grandes destaques da premiação, garantindo quatro troféus, além de assegurar a maior pontuação entre todas as amostras analisadas, o que conferiu também a homenagem ao terreirista do Sítio São Geraldo. Os prêmios foram nas seguintes categorias: Natural (1º); Fermentado (1º e 2º); e Microlote (1º).“Estamos no ramo de cafés especiais desde 2013. Nossa primeira conquista veio em 2017, e agora, todo esse reconhecimento nos fortalece ainda mais para continuar trabalhando para oferecermos cada vez mais qualidade para os nossos clientes”, afirmou Roberto Marchi, proprietário do Sítio São Geraldo. “Nenhum esforço gera resultado da noite para o dia, mas o trabalho árduo sempre vale a pena”, acrescentou o cafeicultor serrano.

O serrano Paulo Rogério Silva de Souza, do Sítio São Geraldo, recebeu pelo segundo ano consecutivo a homenagem ao terreirista, profissional considerado braço direito de todos os produtores, e que exerce um trabalho dedicado e atencioso para que o café tenha a melhor qualidade. Além do certificado foi agraciado com a importância de R$ 1,5 mil pelo Sindicato Rural de Serra Negra.

Outra homenagem, desta vez entregue à Personalidade do Café de 2025, também foi angariada por um profissional que atua no Café Nonno Marchi: Diego Silva, barista profissional desde 2017, consultor de cafeteria, colunista de café e apresentador do programa “O Amante do Café”, na TV Amparo (YouTube) e na Rádio Serra Negra (104,5 mHz), Silva é gestor de negócios do Café Nonno Marchi. Ele é também campeão do Desafio Koar 2023 e 2025, e dedica-se a valorizar a produção de cafés especiais do Circuito das Águas Paulista: “Esse reconhecimento representa um esforço de anos, um trabalho incansável para mostrar que o café de nossa região está entre os melhores do estado e que tem um enorme potencial para se destacar entre os melhores do país”, afirmou Diego Silva.

Outro homenageado na cerimônia foi o também serrano Ary Corsi Ferraresso (in memoriam). Provador Oficial de Café pelo Instituto Brasileiro do Café (IBC), Ferraresso atuou na antiga Bolsa do Café de Santos, e proprietário da máquina de beneficiamento São João - Ferraresso Cafés, atuou por décadas na compra, beneficiamento e classificação dos cafés adquiridos, e na revenda para corretoras na cidade de Santos que posteriormente os exportavam. 

Além do Café Nonno Marchi, outros produtores serranos também foram laureados, confirmando o município como o principal expoente na produção de café da região. Cafeicultores de outros municípios, como Amparo e Socorro, reforçam que o café especial do Circuito das Águas pode alcançar todo o mercado nacional.

Os vencedores de cada categoria foram:

Categoria Natural

1º Roberto Broto Marchi – Sítio São Geraldo – Serra Negra

2º Maico Anghinoni Marchi – Sítio Santa Rosa de Lima – Serra Negra

3º Leandro Zanesco de Souza – Sítio Santo Antônio – Socorro

Categoria Cereja Descascado

1º Vinícius Vicente C. Farias Santos – Fazenda Sant’Ana – Serra Negra

2º Maico Anghinoni Marchi – Sítio Santa Rosa de Lima – Serra Negra

3º  Dalcio A. O. Guidetti – Sítio São José – Serra Negra

Categoria Fermentado

1º Rosana Aparecida Preto da Silva Marchi – Sítio São Geraldo – Serra Negra

2º Roberto Broto Marchi – Sítio São Geraldo – Serra Negra

3º Ana Maria Veroneze Beira – Fazenda Imigrante – Amparo

Categoria Microlote

1º Rosana Aparecida Preto da Silva Marchi – Sítio São Geraldo – Serra Negra

2º Maico Anghinoni Marchi – Sítio Santa Rosa de Lima – Serra Negra

3º Giovani José Olivotto Ferrari – Sítio Santo Antônio – Socorro

Categoria Orgânico

1º João Paulo Ribeiro Capobianco – Fazenda Barreiro Agroecologia – Socorro

2º Reginaldo Farias Santos – Fazenda Sant’Ana – Serra Negra

3º Silvia R. K. Fonte – Sítio São Roque – Serra Negra

Realizado este ano pelo Sindicato Rural de Serra Negra através da FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), SENAR-SP (Serviço de Aprendizagem Rural - São Paulo) e Amaithay Editora, o concurso contou também com a presença do Secretário Nacional de Política Agrícola, Guilherme Campos, que parabenizou os produtores pela conquista desta safra e pelo empenho em produzirem cafés especiais.Estiveram presentes também o prefeito de Serra Negra, Elmir Chedid e o vice-prefeito, Rodrigo Demattê, a vereadora serrana Anna Beatriz Scachetti, o prefeito de Monte Alegre do Sul, Rafa Vezzan, além de secretários municipais de Serra Negra, Águas de Lindóia e Amparo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE