Ibraim Gustavo
Ibraim Gustavo

Jornalista, pós-graduado em Marketing, MBA em Comunicação e Mídia, e MBA em Empreendedorismo e Inovação. Empreendedor, é sócio-fundador da Freestory – A primeira plataforma do Brasil de autodescrição com storytelling, IA e IoT. Com formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). É também músico, escritor, roteirista e storyteller.

Serra Negra

Alunos do Colégio Reino visitam Igreja de São Benedito e conhecem obras do artista plástico Cid de Abreu

Estudantes do 1º Ano do Ensino Médio realizaram atividade externa da área de humanas

Compartilhe:
Alunos do Colégio Reino visitam Igreja de São Benedito e conhecem obras do artista plástico Cid de Abreu
Jovens receberam explicações sobre as obras do artista serrano Cid de Abreu que ornamentam a Igreja | Ibraim Gustavo Santos
PUBLICIDADE

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Reino, de Serra Negra, participaram na última sexta-feira, 24 de outubro, de uma visita pedagógica à Igreja de São Benedito, um dos marcos históricos e culturais mais importantes da cidade. A atividade foi acompanhada pelos professores André Canhassi (História e Sociologia) e Gabriel Morais (Geografia), e teve como objetivo promover uma vivência interdisciplinar sobre arte, patrimônio cultural e identidade local.

Durante a visita, os estudantes conheceram de perto as obras do artista plástico Cid de Abreu, conhecido como Cid Serra Negra, autor naïf de diversos painéis e esculturas que retratam a religiosidade e as tradições do município, bem como fazem a mescla entre o sacro e o folclore, usando a arte como resistência e protesto cultural, especialmente com a representação de anjos negros e indígenas e, principalmente, com a imagem do Saci-Pererê na cena cristã.

As explicações dos professores ajudaram os alunos a compreender o contexto histórico e artístico das obras e sua importância para a preservação da memória cultural da cidade: “É fundamental que os jovens conheçam o valor histórico e simbólico dos espaços que fazem parte da identidade serrana. A arte de Cid de Abreu é um patrimônio vivo de nossa cidade”, destacou o professor André Canhassi.

O professor Gabriel também ressaltou a relevância da experiência fora da sala de aula: “Essa visita possibilita aos alunos observar a relação entre o espaço urbano, a religiosidade e a expressão artística, conectando teoria e prática”, afirmou.

Vozes do Reino

A visita dos alunos faz parte da agenda de atividades desenvolvidas pelos estudantes para o projeto Vozes do Reino, que demonstra a participação ativa dos jovens na comunidade escolar e fora dela. Visitas culturais, passeios históricos, imersões na natureza e outras ações práticas fazem parte do contexto do projeto, que trará mais visibilidade às aulas teóricas e práticas, por meio de uma plataforma onde os alunos poderão mostrar como são realizadas as atividades, por meio de fotos, vídeos, podcasts, entrevistas, exposições e outras manifestações.

Segundo Américo Cardoso, coordenador pedagógico da instituição de ensino, “a atividade faz parte do compromisso do Colégio Reino em oferecer uma formação integral, que alia conhecimento acadêmico à valorização da cultura e do patrimônio local e regional”.

Um dos projetos que a escola participa acontece em parceria com o projeto OAB Cidadania, que leva alunos do 2º Ano do Ensino Médio à sede dos três poderes no município de Serra Negra. O programa OAB Vai à Escola foi iniciado com uma palestra proferida na própria escola, e a primeira visita externa aconteceu na Câmara Municipal, em agosto. Até o fim do ano, o projeto levará os estudantes à prefeitura e ao Fórum, para conhecerem os poderes Executivo Municipal e Judiciário.

Nas próximas semanas, o Vozes do Reino percorrerá as ruas do município através do Ribeirão Serra Negra, como parte da disciplina de Geografia que aborda Hidrografia e Urbanização. Após a coleta de dados, os estudantes do Ensino Médio criarão um espaço de exposições e experiências químicas dentro da escola, que terá a participação dos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental.

Na sequência, o professor de Biologia, Anderson QQ, levará os estudantes do colégio ao Bioparque Serra Negra, onde terão a oportunidade de uma imersão profunda na natureza e contato direto com animais, insetos, plantas e árvores, em uma aula prática dentro da floresta. Na oportunidade, os alunos serão recebidos pelo biólogo do parque, Marcelo Tonini, que dará explicações sobre a biodiversidade existente no local e no entorno, bem como os aspectos do ecossistema de Serra Negra e do Circuito das Águas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE