Junte-se à nossa lista de assinantes para receber as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais diretamente na sua caixa de entrada
No próximo fim de semana, dias 19 e 20 de dezembro, sexta-feira e sábado, um dos maiores empreendimentos do Brasil voltados ao turismo sustentável e à proteção da Mata Atlântica reinaugura seu espaço com um novo conceito. O Bioparque Serra Negra foi rebatizado como Bioparque Mata Atlântica e encerra o ano de 2025 com uma nova proposta, agregando um zoológico integrado às trilhas de visitação.
Tendo a educação ambiental como um de seus pilares, o Bioparque iniciou as visitas monitoradas em 2020 e abriu oficialmente ao público em julho de 2021, oferecendo uma experiência genuína e imersiva na natureza. Com o desenvolvimento do projeto, as visitas escolares se consolidaram como um dos principais públicos, somando-se a cursos, oficinas e formações voltadas à conservação e à ciência.
Localizado entre os municípios de Serra Negra, Socorro e Lindóia, em uma região tradicionalmente agrícola, o Bioparque ocupa uma propriedade que havia sido completamente degradada para formação de pastagens até os anos 1970. “Desde 2010, a regeneração natural da floresta vem sendo incrementada por ações contínuas de plantio de espécies nativas. Hoje, mais de 70% da área está coberta por Mata Atlântica regenerada, enquanto os demais 30% abrigam estruturas voltadas ao ecoturismo, educação ambiental e manejo de fauna, todas integradas em um sistema sustentável”, afirma Mayara Nardes, coordenadora do parque.
A reinauguração do Bioparque como Bioparque Mata Atlântica apresenta um projeto pioneiro em conservação, educação ambiental e turismo sustentável no Circuito das Águas Paulista.
Em 2025, o Bioparque inicia uma nova fase: mais de 100 animais passam a integrar o Circuito de Visitação, vivendo em ambientes interespécies que representam narrativas ecológicas como “Savanas do Mundo”, “Alvos do Tráfico”, “Habitantes da Transição” e “Predadores em Ação”. Mayara Nardes comenta sobre esse novo momento do empreendimento: “Estes ambientes foram concebidos com integração à natureza, respeitando a paisagem e recriando condições que atendem às necessidades biológicas, comportamentais e ecológicas de cada espécie. As estruturas priorizam o bem-estar animal, com espaços amplos e enriquecidos, ao mesmo tempo que proporcionam aos visitantes uma experiência humanizada e imersiva, que inspira conhecimento, sensibilização e uma compreensão mais profunda sobre a importância da conservação”, afirma.
No dia 19, haverá a cerimônia de pré-abertura do parque, um evento voltado a especialistas, profissionais da comunicação e imprensa, agentes do turismo e autoridades. Os convidados conhecerão o histórico do Bioparque, o novo conceito e participarão de um passeio guiado pelas trilhas do local, com visita às áreas de floresta e aos animais resgatados.
Já no sábado, 20 de dezembro, haverá uma celebração especial aberta ao público, com apresentação da história do Bioparque Mata Atlântica, atividades para famílias, sorteios de brindes e dois horários de visitas guiadas gratuitas com o biólogo responsável pelo parque.
O Bioparque Mata Atlântica está localizado na Estrada Municipal Amatis José Franchi, km 14,5, no Bairro da Serra (Rota Turística do Café). O local possui infraestrutura completa para receber visitantes, com estacionamento gratuito, trilhas interpretativas, mirante, observatório, núcleo de acolhimento e educação ambiental com auditório, lanchonete vegana, loja de souvenirs, banheiros e bebedouros.
Os interessados em obter mais informações podem entrar em contato pelo WhatsApp (19) 99747-8125.

