Junte-se à nossa lista de assinantes para receber as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais diretamente na sua caixa de entrada
Jornalista, pós-graduado em Marketing, MBA em Comunicação e Mídia, e MBA em Empreendedorismo e Inovação. Empreendedor, é sócio-fundador da Freestory – A primeira plataforma do Brasil de autodescrição com storytelling, IA e IoT. Com formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). É também músico, escritor, roteirista e storyteller.
Pela primeira vez na história, o Brasil terá uma equipe oficial de pilotos disputando uma das provas mais desafiadoras do motociclismo mundial: o MotoClimb Super Series, nos Estados Unidos. A estreia internacional acontecerá na tradicional etapa Carnegie Classics 2025, que será realizada nos dias 25 e 26 de outubro, na cidade de Tracy, Califórnia.
A iniciativa, batizada de MotoClimb Brasil Expedition, marca um novo capítulo para o motociclismo brasileiro, levando cinco pilotos homologados pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) para competir em uma modalidade centenária, conhecida por desafiar os limites de pilotos e máquinas ao subir montanhas íngremes repletas de obstáculos naturais como pedras, buracos e raízes.
A equipe será coordenada pelo piloto serrano Lamar Skitnevsky, diretor da modalidade pela CBM, que comenta a participação da comitiva brasileira ca competição: “Para nós, é motivo de muito orgulho levar o nome de Serra Negra e de nossa região até outro país. Além disso, poderemos mostrar também a qualidade técnica dos nossos pilotos nessa, que é considerada uma das mais importantes competições de aventura do calendário anual”, afirmou.
A participação brasileira é fruto do rápido crescimento do MotoClimb no país, que teve sua estreia em 2023, em Serra Negra-SP. Em 2024, a segunda edição em Socorro-SP foi oficialmente homologada pela CBM, e em 2025, a modalidade consolidou-se como campeonato nacional, abrindo portas para a internacionalização.
A equipe comandada pelo serrano contará com os atletas Caio Lopes (atual campeão brasileiro de MotoClimb), Henrique Alves, Marcos Paulo, Brazaca Júnior e Otavio Pelegrino. Os brasileiros disputarão diferentes categorias da competição:
Pro Stock (motos regulares de 250cc a 450cc)
Pro Stock Verticross (largada em duplas)
Pro Mod (motos de 450cc a 700cc com motor modificado e balança estendida)
Além delas, os pilotos brasileiros possivelmente competirão na Pro Open, modalidade voltada a motocicletas de alta performance com modificações completas.
Com 152 metros de altura, a montanha do Carnegie SVRA é um dos palcos mais respeitados do cenário internacional. A prova será também a grande final do circuito AMA Regional California Motoclimb Series, homologado pela American Motorcyclist Association (AMA).
Além das corridas, o Carnegie Classics 2025 oferece uma programação variada para o público, com praça de alimentação, shows musicais, pista de enduro para treinos, área de acampamento e atrações de Halloween.