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Jornalista, pós-graduado em Marketing, MBA em Comunicação e Mídia, e MBA em Empreendedorismo e Inovação. Empreendedor, é sócio-fundador da Freestory – A primeira plataforma do Brasil de autodescrição com storytelling, IA e IoT. Com formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). É também músico, escritor, roteirista e storyteller.
A ESALQ/USP sediou, nos dias 3 e 4 de dezembro, a II Feira de Indicações Geográficas (ExpandIG), evento que reforçou a valorização cultural e territorial dos produtos brasileiros com potencial ou registro de Indicação Geográfica (IG). A programação contou com atividades acadêmicas, feira com exposição e venda de cafés especiais, geleias, molhos e outros produtos regionais aberta ao público.
Organizada pela disciplina de Marketing I da ESALQ/USP, em parceria com o Grupo de Estudos em Indicações Geográficas ExpandIG, a feira teve como objetivo promover a identidade e a qualidade de produtos ligados a seus territórios de origem, fortalecendo cadeias produtivas locais e aproximando consumidores, estudantes e produtores.
Segundo os organizadores, eventos como a ExpandIG são fundamentais para promover o diálogo entre produtores, estudantes e pesquisadores, além de favorecer a troca de experiências com associações que já possuem IG reconhecida. Durante a feira, participantes também visitaram o laboratório sensorial que está sendo estruturado na ESALQ, que futuramente oferecerá serviços especializados em análise sensorial de cafés.
A feira também se tornou uma vitrine para produtos em fase de reconhecimento formal. É o caso da IG Cafés do Circuito das Águas Paulista, que aguarda aprovação, mas já participa ativamente das ações acadêmicas.
Entre os principais produtos expostos estiveram cafés especiais do Circuito das Águas Paulista. Para as atividades práticas de comercialização das alunas de Administração, vários produtores contribuíram com doações de pacotes de café, permitindo que o público experimentasse e conhecesse a diversidade sensorial dos grãos brasileiros. Participaram com doações:
David Tassara – Café do Serrote (Socorro)
Vinícius Farias – Café da Preta (Serra Negra)
Aline Robial – Café das Carpas (Serra Negra)
Luciana Capobianco – Lobo do Serrote (Socorro)
Luciano Polidoro – Café da Montanha (Serra Negra)
Andréa Rizzieri – Café Rizzieri Café Rizzieri (Serra Negra)
Márcia Bichara – Cafezal em Flor (Monte Alegre do Sul)
Matheus Brorin – Pôr do Sol (Socorro)
Silvia Fonte – Café dos Leais (Serra Negra)
Desde 2022, a Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista (ACECAP) mantém parceria com a ESALQ/USP, contribuindo com amostras de café para pesquisas acadêmicas, como estudos conduzidos por doutorandos da instituição. A associação também fornece cascas, pergaminhos e mucilagem para pesquisas do Departamento de Química, ampliando o papel científico do setor cafeeiro regional.
Nos anos de 2024 e de 2025, a ACECAP colaborou com as turmas de Marketing I, fornecendo produtos e compartilhando experiências sobre o funcionamento da associação e os desafios para produzir cafés especiais. A interação inspirou as alunas a criarem o slogan que marcou a participação da entidade na feira: “Território que transforma sabor em identidade".
A edição deste ano contou com o envolvimento direto de seis alunas do curso de Administração, responsáveis pela organização das atividades do dia 4 de dezembro: Bruna Odebrecht, Daniela Mendonça, Isabelle Soares, Lis Lobo, Maria Giullia Afonso e Mayra Paulina.
“Ao proporcionar degustação, conhecimento e acesso direto aos produtores, a ExpandIG reforça a importância das Indicações Geográficas como estratégia de desenvolvimento territorial, preservação cultural e fortalecimento econômico regional. Para consumidores e produtores, a feira se consolidou como uma oportunidade única de conhecer produtos com histórias que vão além do sabor, carregam identidade, tradição e pertencimento”, afirma nota das estudantes enviada à imprensa.

