Região

Feriados prolongados impulsionam turismo no Circuito das Águas Paulista em 2025

Com eventos e alta ocupação hoteleira, região prevê aumento de 20% na movimentação econômica durante o feriado do Dia do Trabalho

Compartilhe:
Feriados prolongados impulsionam turismo no Circuito das Águas Paulista em 2025
A região, famosa por suas paisagens e eventos culturais, atraiu mais de 200 mil visitantes no último fim de semana, impulsionando a economia local | Gerson Cordeiro

Os feriados prolongados têm efeitos perceptíveis no turismo regional. Em 2025, que conta com mais feriados em dias de semana próximos ao fim de semana, a tendência de aquecimento do setor está se confirmando. Com o feriado prolongado recente, que incluiu o Dia de Tiradentes, numa segunda-feira, o período se tornou ainda mais atrativo, e o Circuito das Águas Paulista recebeu mais de 200 mil visitantes. De quinta-feira (1º) a domingo (4), o destino prevê ocupação de 80% na rede hoteleira e mais de 100 mil visitantes.

Segundo levantamento do Consórcio Circuito das Águas Paulista (CICAP), espera-se um aumento de 20% na movimentação econômica em relação a um fim de semana convencional. Outro dado relevante é que os guias de turismo receptivo atuantes na região estão com grupos agendados em várias cidades, como Holambra, Serra Negra e Águas de Lindóia. Em 2024, essa procura foi significativamente menor.

A combinação do feriado do Dia do Trabalho com o fim de semana cria um cenário favorável para o setor e facilita a realização de eventos. Serra Negra realizará a Festa das Nações; Socorro promove a terceira edição do evento “Morros Impossíveis”, com provas de MotoClimb e shows; Holambra organiza a Festa do Trabalhador com apresentações musicais; Amparo recebe a Mostra Japão; Águas de Lindoia realiza a Festa do Sertão; Monte Alegre do Sul sedia a tradicional Festa da Santa Cruz; Lindoia oferece atrativos e gastronomia diversificada; e Pedreira, por sua vez, tem apresentação musical no Complexo do Cristo, além de comércio de porcelanas e itens de decoração funcionando normalmente no feriado.

“Os feriados prolongados, além de trazer mais turistas, ampliam a duração das estadias no destino, permitindo que conheçam outras cidades além daquela na qual estão hospedados. Isso contribui para que vivam as diversas experiências que o Circuito das Águas Paulista oferece”, explica o gestor do CICAP, Caio Salgado.

O Circuito das Águas Paulista tem uma infraestrutura preparada para a grande circulação de visitantes e turistas: são mais de 300 meios de hospedagem, oferecendo mais de 30 mil leitos, e mais de 500 estabelecimentos de alimentação, garantindo conforto e variedade gastronômica aos visitantes. Localizada em uma posição estratégica, a região fica a apenas 120 km da capital paulista, a 32 km de Campinas e próxima de grandes centros como Ribeirão Preto, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, além de estar próxima dos aeroportos internacionais de Viracopos e Guarulhos.


Sobre o CICAP

O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Águas Paulista é formado pelas cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro, e busca o desenvolvimento econômico e turístico regional. O consórcio é presidido pelo prefeito de Lindoia, Luciano Lopes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE