Junte-se à nossa lista de assinantes para receber as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais diretamente na sua caixa de entrada
Os feriados prolongados têm efeitos perceptíveis no turismo regional. Em 2025, que conta com mais feriados em dias de semana próximos ao fim de semana, a tendência de aquecimento do setor está se confirmando. Com o feriado prolongado recente, que incluiu o Dia de Tiradentes, numa segunda-feira, o período se tornou ainda mais atrativo, e o Circuito das Águas Paulista recebeu mais de 200 mil visitantes. De quinta-feira (1º) a domingo (4), o destino prevê ocupação de 80% na rede hoteleira e mais de 100 mil visitantes.
Segundo levantamento do Consórcio Circuito das Águas Paulista (CICAP), espera-se um aumento de 20% na movimentação econômica em relação a um fim de semana convencional. Outro dado relevante é que os guias de turismo receptivo atuantes na região estão com grupos agendados em várias cidades, como Holambra, Serra Negra e Águas de Lindóia. Em 2024, essa procura foi significativamente menor.
A combinação do feriado do Dia do Trabalho com o fim de semana cria um cenário favorável para o setor e facilita a realização de eventos. Serra Negra realizará a Festa das Nações; Socorro promove a terceira edição do evento “Morros Impossíveis”, com provas de MotoClimb e shows; Holambra organiza a Festa do Trabalhador com apresentações musicais; Amparo recebe a Mostra Japão; Águas de Lindoia realiza a Festa do Sertão; Monte Alegre do Sul sedia a tradicional Festa da Santa Cruz; Lindoia oferece atrativos e gastronomia diversificada; e Pedreira, por sua vez, tem apresentação musical no Complexo do Cristo, além de comércio de porcelanas e itens de decoração funcionando normalmente no feriado.
“Os feriados prolongados, além de trazer mais turistas, ampliam a duração das estadias no destino, permitindo que conheçam outras cidades além daquela na qual estão hospedados. Isso contribui para que vivam as diversas experiências que o Circuito das Águas Paulista oferece”, explica o gestor do CICAP, Caio Salgado.
O Circuito das Águas Paulista tem uma infraestrutura preparada para a grande circulação de visitantes e turistas: são mais de 300 meios de hospedagem, oferecendo mais de 30 mil leitos, e mais de 500 estabelecimentos de alimentação, garantindo conforto e variedade gastronômica aos visitantes. Localizada em uma posição estratégica, a região fica a apenas 120 km da capital paulista, a 32 km de Campinas e próxima de grandes centros como Ribeirão Preto, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, além de estar próxima dos aeroportos internacionais de Viracopos e Guarulhos.
Sobre o CICAP
O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Águas Paulista é formado pelas cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro, e busca o desenvolvimento econômico e turístico regional. O consórcio é presidido pelo prefeito de Lindoia, Luciano Lopes.