Saúde

Seguem as obras de reforma do prédio que vai abrigar novas instalações do CAPS

Unidade irá funcionar no antigo imovel da ESF Dr. Firmino Cavenaghi, no Centro

Compartilhe:
Seguem as obras de reforma do prédio que vai abrigar novas instalações do CAPS
Nova sede do CAPS de Serra Negra passa por reforma de mais de R$ 500 mil e terá estrutura moderna para atendimento humanizado em saúde mental | Prefeitura de Serra Negra

A prefeitura de Serra Negra está promovendo a reforma de um prédio localizado na Rua Dr. Firmino Cavenaghi, no Centro da cidade, que será a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Segundo a prefeitura, “o investimento de mais de R$ 500 mil, proveniente de recursos próprios do Tesouro Municipal, reforça o compromisso da Administração com o bem-estar da população quanto ao atendimento de saúde mental”.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o prédio está localizado próximo a outras unidades de saúde, “garantindo mais acessibilidade e comodidade para os usuários. A estrutura foi planejada para oferecer atendimento humanizado e condições ideais de trabalho para a equipe, com 7 consultórios, 2 salas de atividades, recepção, sala de espera, sanitários, cozinha, copa, lavanderia, depósito e estacionamento para carros e motos”.

As melhorias também abrangem, de acordo com a pasta, o acolhimento e a qualidade de vida dos pacientes, especialmente durante as oficinas terapêuticas de panificação, dança e artesanato, que desempenham papel fundamental na reabilitação psicossocial.

Papel do CAPS

O CAPS atua no tratamento especializado de transtornos mentais, incluindo casos relacionados ao uso de álcool e outras drogas, buscando promover autonomia, integração social e reduzir internações hospitalares.

A ampliação e modernização do serviço respondem a uma crescente demanda registrada durante e após a pandemia de Covid-19. Os números confirmam essa tendência: 5.263 atendimentos em 2021; 6.956 em 2022; 7.524 em 2023; 9.524 em 2024. Apenas entre janeiro e junho de 2025, já foram realizados 4.993 atendimentos, nas áreas de assistência social, enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, psicologia e psiquiatria.

De acordo com a prefeitura, o novo CAPS será mais do que um espaço de tratamento: “será um ambiente de acolhimento, cuidado e reconstrução de vidas, reafirmando a prioridade do município em oferecer um serviço de saúde mental forte, acessível e preparado para os desafios atuais”, finalizou a nota enviada à imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE