Junte-se à nossa lista de assinantes para receber as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais diretamente na sua caixa de entrada
O mês de outubro chega com uma grande e saborosa novidade para os moradores do Circuito das Águas. Socorro recebe, desde a última terça-feira (1º), o 5º Festival Gastronômico - Sabores de Socorro, que se estende no calendário municipal até o dia 31 de outubro.
Referência em ecoturismo e turismo de aventura, Socorro também se destaca pela gastronomia peculiar e pela qualidade de seus restaurantes. Nesta edição, o evento conta com a participação de 21 estabelecimentos, incluindo restaurantes, cafeterias, lanchonetes, docerias, produtores de alimentos, agricultores, chefs de cozinha e hotéis que oferecem um cardápio criativo com o tema “Carne de Porco e Mandioca”.
Segundo os organizadores, o Festival Gastronômico deste ano promete uma experiência culinária que resgata a cozinha tradicional, apresentando-a em versões contemporâneas. O tema simboliza a sinergia entre a culinária dos povos originários e a europeia.
Este intercâmbio alimentar deu origem a um dos pratos mais tradicionais do interior de Minas Gerais e de São Paulo: o porco com mandioca. Em Socorro, município que faz divisa com Minas Gerais, a forte presença da imigração italiana no final do século 19 intensificou o consumo do porco com novas receitas trazidas na bagagem.
Com o passar dos anos, chefs de cozinha e confeiteiros reinventaram o prato tradicional, criando receitas que combinam o doce com o salgado. No festival, o visitante encontrará, entre outros pratos, opções como: doce de leite com paçoca de bacon; creme de tapioca granulada com caramelo de bacon e raspas de limão; canapé de mandioca frita com ragu de costela suína e couve crocante; e pão de queijo macio e dourado, recheado com carne de porco desfiada com mostarda, mel e limão marroquino, servido sobre uma cama de purê rústico.
Além de promover o turismo gastronômico, o 5º Festival Gastronômico - Sabores de Socorro mantém um forte compromisso com a comunidade local. Parte dos recursos arrecadados será destinada ao asilo José Franco Craveiro.
“O festival de gastronomia contribui também para o impulsionamento da economia local, gerando negócios para os produtores rurais, para os diversos estabelecimentos e para o próprio turismo, além de reforçar nossa responsabilidade social e senso comunitário”, pontua Ronaldo Aparecido Silva, presidente da ASTUR (Associação de Turismo da Estância de Socorro).