Circulando

Rotas do Vinho do Estado de São Paulo: vinícolas de Amparo fazem parte do programa

Além de dois empreendimentos amparenses, uma vinícola de Campinas também faz parte do programa estadual

Compartilhe:
Rotas do Vinho do Estado de São Paulo: vinícolas de Amparo fazem parte do programa
Fotografia | Vanessa Sezini

As vinícolas Terrassos e Carmela, ambas sediadas em Amparo, no Circuito das Águas Paulista, integram o programa Rota do Vinho do Estado de São Paulo. A iniciativa inédita, que reúne 66 vinícolas do estado de São Paulo, foi lançado pelo governo paulista no final de agosto.

Ainda na região, a vinícola Walachai, da cidade de Campinas, também está na lista estadual de propriedades rurais que produzem e vendem vinho no interior paulista.

O objetivo do programa é que as propriedades que produzem vinho ofereçam experiências de enoturismo, como degustação a bebida, visita à vinícolas, harmonização de vinhos com a gastronomia, entre outros, fomentando, assim, o enoturismo no estado, além de promover o desenvolvimento local e regional dos destinos e dos produtores de vinho.


O que é a Rota do Vinho paulista?

A Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP) mapeou cinco rotas, com 55 vinícolas, e 11 vinícolas de 10 municípios, chamadas de endoestinos, totalizando 66 vinícolas distribuídas pelo Estado de São Paulo que oferecem, além do vinho que é produzido, experiências para os visitantes e turistas. São elas:


Rota da Alta Mogiana (Ribeirão Preto e região)
Rota dos Bandeirantes (São Roque e região)
Rota do Circuito das Frutas (Jundiaí e região)
Rota Serra dos Encontros (Espírito Santo do Pinhal e região)
Rota do Alto da Mantiqueira (São Bento do Sapucaí e região)

A iniciativa vai contribuir para o crescimento dos municípios que compõem as rotas, assim como as cidades localizadas num raio aproximado de 50 quilômetros que poderão promover o empreendedorismo local alimentado pela cadeia produtiva do vinho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE